Macarons de avelã
140 gramas de claras (foram quatro claras razoavelmente grandes)
150 gramas de farinha de avelãs descascadas
250 gramas de açúcar de confeiteiro
70 gramas de açúcar branco
Como:
Minha forma de fazer este biscoito baseia-se na minha experiência, peguei uma receita e fiz sem me deixar assustar pela vasta seleção de descrições e experiências relatadas em diversos sites pela aí. Existem milhões de sites descrevendo em detalhes fantásticos as técnicas para fazer este biscoito simples ficar com a carinha de macaron, mas não entre na loucura. Pegue uma receita de alguém que te passe firmeza e teste. Mesmo que o resultado fique com a cara amassada ou arrepiada, mais para suspiro do que para macaron, ele ficará gostoso pois a mistura é deliciosa de qualquer jeito.
Para ficar com a carinha lisa por cima e enrugada na base é recomendável deixar as claras fora de geladeira, desidratando por uns dias. Dessa vez deixei três dias e três noites cobertas por um pires na bancada da cozinha. Eu então bato o suspiro a frio, método chamado de francês, mas há quem prefira o suspiro batido quente, modo italiano. A quente ele resiste por mais tempo do que se feito a frio, mas é mais complicado e se você não vai vender biscoitos por aí...
Para retirar as cascas das avelãs basta coloca-las numa forma e tosta-las a 200C por cerca de 15 a 20 minutos, até as cascas ficarem bem escurinhas. Retire-as do forno, coloque-as sobre uma toalha de cozinha seca e limpa e esfregue as avelãs com a toalha até que todas as cascas tenham saído. As cascas em geral saem com bastante facilidade. Depois de peladas (descascadas) coloque as avelãs juntamente com o açúcar no processador para obter uma farinha fina. Se você for a sortuda proprietária de um pilão de farinha triture as avelãs com o pilão. Atenção para não bater demais as avelãs e deixar a farinha muito gordurosa. Para dar uma secada nas avelãs, bata-as juntamente com o açúcar de confeiteiro e depois passe a mistura pela peneira e então pese.
Batas as claras em neve, quando começarem a endurecer adicione o açúcar branco, uma colher de cada vez e bata até formar um suspiro brilhante.
Adicione o suspiro à mistura de açúcar de confeiteiro com as avelãs e mexa suavemente, mexendo a espátula de baixo para cima, até incorporar totalmente a farinha aos suspiro. Não mexa demais, apenas o suficiente para que obter uma mistura homogênea. A mistura no ponto de macarons deverá achatar depois de colocada na forma, formando um círculo de massa bem baixinho, sem a pontinha arrepiada dos suspiros.
Usando um saco de confeiteiro, forme círculos de massa em tabuleiros forrados com papel manteiga (você vai precisar de uns três ou quatro tabuleiros) e deixe que os biscoitos recém formados sequem por cerca de 30 minutos, ou até que formem uma casquinha, antes de assar. Asse por 10 minutos a 160C. Você vai precisar conhecer o seu forno para obter os melhores resultados pois o tempo de forno pode arruinar o resultado final.
Deixe esfriar antes de retirar os biscoitos do papel. Eu nunca tive problema para retirar os biscoitos do papel manteiga, mas aqui é um lugar muito seco, talvez em ambientes mais úmidos seja mais difícil retira-los ddo papel.
Rende cerca de 60 casadinhos, 120 biscoitinhos.
0 comentários:
Postar um comentário