12 litros de suco de tomate batido no liquidificador
05 cebolas grandes picadinhas
Um pouco mais de meia xícara de mel
05 colh de sopa de orégano seco
04 colh de sopa de sal marinho
03 colh de sopa de tomilho seco
2,5 colh de chá de pimenta do reino moída
2,5 colh de chá de canela moída
01 colh de chá de noz-mozcada moída
Para depois de pronto, diretamente nos vidros: suco de limão.
Segredinhos: 1 - para armazenagem, não usar azeite. 2 - Colocar 01 colh de sopa de suco de limão para cada 500ml de molho, diremente nos vidros antes de colocar o molho, serve para dar a acidez necessária para conservação.
Amolecer a cebola em um tacho para 15 litros - se necessário, colocar um pouco de água. Acrescentar o tomate batido e os temperos, ferver e cozinhar em fogo brando por duas a três horas, até o ponto desejado. Mexer de vez em quando para não queimar nem "pegar" no fundo da panela.
Enquanto o molho cozinha, esterilizar os vidros da seguinte forma:
Lavar bem vidros e tampas (se as tampas forem usadas verificar que não tenham pontos de ferrugem). Colocar os vidros submersos em água em uma panela grande até ferver, deixar fervendo por 20 minutos. As tampas devem ferver somente nos últimos 05 minutos. Tirar os vidros e as tampas da água, colocando-os sobre um pano limpo com a boca virada para baixo.
Quando o molho estiver pronto, colocar dentro dos vidros (que já contem o suco de limão) ainda quente e fechar bem. Colocar novamente dentro da panela com água, em pé sem que a água encoste na tampa (a água cobre todo a área do vidro) e deixar ferver por mais 35 minutos. Remover, esfriar, verificar todas as tampas, etiquetar e armazenar em local seco e sem incidência de luz.
A receita rende em torno de 7,5 litros de molho bem espesso.
9 receitas de cookies
Há 7 anos
0 comentários:
Postar um comentário