Charuto com Couve Manteiga

quinta-feira, 25 de novembro de 2010



Ingredientes
1kg de carne moída de primeira
2 xícara (chá) de arroz crú
3 tomates inteiros picadinhos
2 cebola grandes picadinhas
1 colher (sopa) de manteiga
Sal a gosto (+/- 2 colheres de sopa rasa)
1/2 lata de extrato de tomate elefante
2 a 3 tomates cortados em rodelas
4 a 5 cabeças de alho
2 colheres (sopa) de óleo
Salsinha
2 maços de couve
limão

1ªetapa

>Coloque uma panela grande com água para ferver.
>Lave bem as folhas de couve.
>Quando a água já estiver fervendo baixe o fogo e vá mergulhando as folhas, segurando pelo talo(isso é rápido, é colocar na água, contar até 5 e pronto). Quando a folha estiver murcha, reserve. Faça isso com todas as folhas do maço. Quando terminar, pode descartar a água.
>Agora abra cada folha e retire com a ajuda de uma faca o talo mais grosso fig.A 1 e 2 (que vai do meio da folha até a ponta que você segurou para colocar na água quente.
>Reserve todas essas folhas, separando as inteiras, as maiores, e os que se rasgaram.

2ªetapa
>Em um recipiente grande, misture a carne, o arroz, o sal, a salsinha, o tomate picado e a cebola picada. Misture bem e com as mãos para que você consiga misturar todos os ingredientes.

3ªetapa

>Pegue uma panela de pressão de 7,5l, coloque as 2 colheres de sopa de óleo no fundo dela, 1 colher de sopa de extrato de tomate e umas duas a três rodelas de tomate.
>Agora você vai enrolar os charutos,conforme ilustração abaixo fig. B-1,2,3 e 4 (Eu tiro o talo um pouco mais próximo do meio da folha, depois só junto as duas partes da folha, o que dá no mesmo que o da figura abaixo)
>
Vá colocando os charutos na primeira fileira da panela fig. C 1. Terminada a primeira fileira, coloque mais uma colher se extrato de tomate, mais algumas rodelas de tomate e uns 6 a 8 dentes de alho, com a casca (não retire as cascas do alho, ela vai cozinhar com a casca para que você possa depois de pronto, pegá-las com as mãos)
>Siga esse procedimento até terminar todas as fileiras de charuto da panela (o óleo só vai no fundo da panela). Depois é extrato de tomate, rodela de tomate, charuto e alho, extrato de tomate, rodela de tomate, charuto e alho...sucessivamente fig. C 2 .
>Coloque água até a penultima fileira de charuto da panela (não coloque água até completar os charutos porque os tomates soltam água)
>Coloque a panela no fogo, depois que pegar pressão deixe por mais uns 20 a 25 minutos. Tire do fogo e retire a pressão com cuidado e sirva quente. Embora no dia seguinte frio, fique tão gostoso quanto.

*O limão pode ser usado espremido sobre os charutos e é opcional, nem todos gostam.
*O alho é servido junto com os charutos e é comido com as mãos. Cozinhar o alho, preserva a sua forma e o sabor fica mais delicado. Nesse caso em especial,não é necessário tirar a casca, pois o cozimento na panela de pressão transforma sua polpa em um purê de alho e depois é só comê-lo como se fossem uvas, puxando a polpa e descartando a casca.

0 comentários:

Postar um comentário

Central Blogs

Humm...Que delícia!! Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino