Ingredientes
1 kg de camarões graúdos inteiros
Suco de um limão
1/2 xícara de coentro picado fininho
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1/2 xícara de azeite
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados ou espremidos
1 lata pequena de molho de tomate peneirado (250g)
1/2 xícara de leite
2 colheres de sopa de maizena
Ingredientes para a massa
800g de farinha de trigo
4 colheres de sopa de manteiga
500ml de leite integral
1 colher de chá de sal
Ingredientes para empanar
2 ovos
1 xícara de leite
1 pacote de farinha de rosca
Óleo para fritar
Modo de fazer
Prepare os camarões: Descasque os camarões e retire as cabeças, porém deixe o rabinho. Cuidado com o rabo, pois tem uma parte muito dura que pode espetar ferindo as mãos. Para facilitar use uma faquinha de ponta. Primeiro arranque a cabeça, depois descole uma lateral da casca enfiando a faquinha pela extremidade onde estava a cabeça e terminando no rabo. Com os dedos acabe de soltar toda a casca por baixo e do outro lado. Vá soltando tudo aos poucos.
Depois é preciso retirar uma tripinha (o intestino) que fica nas costas do camarão, pois ela pode ainda ter algum resto de excrementos. Com a faquinha, faça um pequeno corte nas costas do camarão e com a ajuda de um palito de dente puxe a tripinha (uma linha escura) para fora.
Lave os camarões em água corrente e fria, se desejar, e em uma tigela deixe marinar (pegar sabor) com o suco do limão, o sal, a pimenta moída e o coentro picadinho. Lave bem as cascas e cabeças e ponha em uma panela para cozinhar com ½ litro de água. Ferva por 30 minutos, depois passe tudo por uma peneira, reserve o caldo e deixe esfriar. Jogue fora as cabeças e cascas depois do cozimento.
Prepare o recheio: Em uma panela aqueça o azeite e ponha a cebola picadinha e o alho espremido para dourar. Não deixe queimar, quando estiver no ponto acrescente o molho de tomate e deixe cozinhar mais um pouco. Depois junte os camarões e os temperos em que estavam marinando e deixe cozinhar por 3 minutos. Acrescente a maizena diluída no leite e junte também os outros ingredientes sugeridos ou de sua preferência, para tornar o recheio mais saboroso e colorido, com excessão do requeijão catupiry. Mexa até engrossar. Deixe esfriar para rechear.
DICA: Camarão quando fica muito tempo cozinhando fica com sabor meio "borrachudo".
A maizena deve ser sempre diluída antes, pois se for adicionada diretamente no próprio recheio ela vai cozinhar rapidamente e formar ¨bolinhas¨ sem engrossá-lo.
Prepare a massa: Ponha o leite e o caldo das cascas e cabeças dos camarões para ferver em uma panela com a manteiga e o sal. Quando ferver acrescente a farinha aos poucos e mexa até a massa soltar da panela completamente. Deixe esfriar e abra-a até uma espessura entre 5 a 7mm com um rolo sobre uma superfície lisa. Corte círculos com uma xícara e coloque um pouco de recheio no centro de cada círculo de massa, tendo o cuidado de colocar apenas um camarão graúdo em cada salgado. Se for utilizar o requeijão catupiry, ele deve ser acrescentado nessa hora. Coloque uma pequena quantidade (proporcional ao tamanho do salgado que está preparando) com a ajuda de uma colher. Depois dobre ao meio deixando o rabinho do camarão para fora dando o formato de croquete ou bolinho comprido, lembrando de apertar bem nas bordas para evitar que o salgado se abra ao fritar.
DICA: Quanto mais fina a massa, mais delicada para trabalhar fica, porém mais leve ao paladar. Massas abertas muito grossas acabam deixando os salgados muito "massudos".
Empane e frite os camarões: Em um prato fundo bata os ovos com um garfo e misture com o leite e em outro prato fundo ponha a farinha de rosca. Passe os salgados primeiro na mistura dos ovos e leite e depois na farinha de rosca. Em uma panela funda ponha uma quantidade de óleo que cubra os salgados, deixe esquentar bem e só então coloque-os, com cuidado, com o auxílio de uma escumadeira, para evitar queimaduras. Eles estarão prontos quando estiverem douradinhos. Deixe escorrer em um prato forrado com papéis toalha. Sirva quente.
DICA: Para verificar se o óleo já está na temperatura adequada, ponha um palito de fósforo dentro da panela. Ele irá acender quando estiver bem quente, depois retire-o.
Somente frite salgadinhos que estejam em temperatura ambiente. Se estiverem congelados eles irão se partir comprometendo o sabor, a textura e a aparência.
9 receitas de cookies
Há 7 anos
0 comentários:
Postar um comentário